Diabetes sem controle pode causar doença renal crônica

Este sábado (14) é o Dia Mundial do Diabetes. A data é marcada por campanhas para conscientização e prevenção da doença, que infelizmente vem crescendo no mundo todo. No Brasil, são cerca de 13 milhões de diabéticos. Mas, o que você sabe sobre o diabetes?

O diabetes acontece quando o corpo não produz insulina, ou não consegue usar adequadamente esse hormônio, que é responsável pelo controle da glicose no sangue, obtida por meio dos alimentos e depois utilizada como fonte de energia.

Uma pessoa que tem diabetes apresenta um nível elevado de glicose (hiperglicemia), que em longo prazo e sem controle, pode trazer problemas sérios nos vasos sanguíneos, nervos e órgãos. Entre as complicações mais comuns está a doença renal crônica.

A doença renal crônica se instala de forma gradativa, sem apresentar sintomas e evolui com a perda da função renal. Para entender melhor: os rins são uma espécie de filtro composto por vasos sanguíneos que removem os resíduos do sangue. Quem sofre de diabetes tem a capacidade de filtragem dos rins afetada, já que esse órgão se sobrecarrega ao filtrar sangue com altos níveis de açúcar.

O agravamento da doença pode levar à necessidade de tratamento com diálise ou transplante, aumentando o risco de morte.

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas da doença renal crônica são muitas vezes confundidos com outras doenças e só aparecem quando o quadro está avançado. Normalmente, os sinais mais comuns são fraqueza, dificuldade de concentração, inchaço, falta de apetite e dor de estômago.

Os exames que ajudam a confirmar o diagnóstico são:

• Medições da produção de urina
  • Exames de urina
  • Exames de sangue
  • Exames de imagem, como ultrassom e tomografia computadorizada
  • Remoção de uma amostra de tecido de rim para o teste (biópsia)

Controle do diabetes

Para evitar a doença renal crônica e outras complicações do diabetes, a primeira recomendação é manter os níveis da glicose no sangue controlados. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, ao fazer o controle correto da glicemia, é possível reduzir o risco de desenvolver a doença renal em 33%.

Além disso, a pressão arterial deve ser medida regularmente. Manter bons hábitos de vida como evitar bebidas alcoólicas, fazer exercícios, manter o peso e uma alimentação equilibrada também ajudam a equilibrar os níveis de glicose no sangue, permitindo um bom controle do diabetes.