Dia Nacional de Combate ao Câncer: metade dos homens com tumor de próstata desconhece a doença

O câncer de próstata é uma doença relacionada ao envelhecimento e, na maioria dos casos, não apresenta sintomas. É aí que mora o perigo. O avanço silencioso da doença e o tabu em torno dos cuidados preventivos impedem que muitos homens cuidem da saúde adequadamente.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata (IPCC), cerca de 47% dos homens com o câncer de próstata em estágio avançado desconhecem que tenham a doença. Esse dado é alarmante, uma vez que quando o diagnóstico acontecer a tempo, com a ajuda de exames, as possibilidades de cura do tumor chegam a 95%.

Saiba mais sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais frequente entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. A doença é proveniente do crescimento desordenado de células e é muito comum em homens acima dos 65 anos.

Na maioria dos casos, os indivíduos não têm sintomas que possam indicar um problema até que o câncer já esteja em um estágio mais avançado. Porém, entre os sinais mais comuns da doença estão a necessidade frequente de urinar, dores durante o fluxo urinário, sangue na urina ou no sêmen e dor intensa na região lombar, quadris ou coxas.

Fatores de risco

Assim como o câncer de mama, o câncer de próstata está ligado ao envelhecimento, sendo a idade um importante fator de risco. A herança genética, fatores hormonais, certos hábitos alimentares (dieta pobre em nutrientes e fibras e rica em gorduras), sedentarismo e excesso de peso também aumentam os riscos de desenvolver um tumor na próstata. Além disso, os afrodescendentes têm mais chance de ter a doença que outros grupos étnicos.

Prevenção

Homens com mais de 45 anos devem fazer anualmente os exames preventivos constituídos pelo toque retal, medição sanguínea do PSA (proteína produzida pela próstata que se eleva muito no sangue caso suas células cresçam desordenadamente) e ultrassom. Porém, aqueles que possuem casos de câncer de próstata na família devem realizar os exames a partir dos 40 anos.