Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

De olho no que você come: gordura saturada e trans aumenta os riscos de câncer de mama

Todo começo de ano fazemos inúmeras promessas para uma alcançar uma vida melhor e voltar à “boa forma”, não é mesmo? Mas, o que geralmente não nos damos conta é de que manter o peso ideal não é só uma questão de estética, mas também de saúde, assim como manter uma alimentação equilibrada e saudável.

De acordo com uma pesquisa recente, a ingestão excessiva de gorduras saturadas e trans, presentes na maior parte dos alimentos industrializados e nos pratos das famosas redes de fast food, além de causar diversos malefícios à saúde, pode aumentar 28% o risco de câncer de mama.

Além disso, já foi comprovado que altas quantidades da substância chamada de 27-Hydroxycholesterol (27HC) – resultado da destruição do colesterol pelo fígado – se liga aos receptores de estrógeno, provocando um crescimento rápido das células tumorais.

Alimentação desequilibrada

Nos últimos anos o consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio aumentou, enquanto que o dos alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras e legumes diminuiu. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada recentemente, cerca de 56,9% das pessoas acima dos 18 anos estão com excesso de peso e 20,08% foram classificadas como obesas.

Como resultado:

• 40% dos brasileiros têm colesterol alto
• Há 13,5 milhões de pessoas com diabetes no Brasil
• 49 milhões de pessoas são hipertensas
• 300 mil brasileiros morrem todos os anos de doenças cardiovasculares

Tipos de gorduras

Existem vários tipos de gorduras. As saturadas são aquelas encontradas em alimentos de origem vegetal (quando consumidas em excesso são prejudiciais à saúde). Já as gorduras insaturadas em temperatura ambiente se apresentam na forma líquida e podem ser monoinsaturadas ou poli-insaturadas. Estão presentes nos óleos vegetais, nos peixes, na linhaça, no abacate e nas oleaginosas e possuem função cardioprotetora.

Por fim, temos a gordura do tipo trans, que pode ser encontrada nos alimentos industrializados para deixá-los mais crocantes e duráveis.

Com isso, você percebeu que adotar hábitos de visa saudáveis é essencial para prevenir várias doenças, incluindo o câncer de mama. A gordura deve fazer parte de uma alimentação saudável, entretanto você precisa saber escolher o tipo de gordura a consumir, além de acertar na quantidade. Reflita sobre isso!