Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Cuidados simples podem prevenir o câncer de cabeça e pescoço

Nesse último dia 27 foi celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, data importante na luta contra um dos tipos de câncer mais comuns entre os homens no Brasil, com quase 20 mil casos diagnosticados por ano no país. E conscientizar a população sobre o que é a doença, seus fatores de risco e sintomas, podem contribuir diretamente em sua prevenção.

Os principais fatores de risco da doença, que pode atingir a cavidade oral, faringe, laringe, seios paranasais, cavidade nasal, lábios e glândulas salivares, são o cigarro e o álcool. Segundo especialistas, quando essas substâncias são consumidas a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço aumenta até 20 vezes. Se consumidas juntas, seus efeitos maléficos são ainda piores.

Os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem incluir o aparecimento de um nódulo, ou uma ferida que não cicatriza, além de dor de garganta que não desaparece, dificuldade em engolir, mudança, ou rouquidão na voz. Se algum desses sintomas e sinais surgirem é necessário muita atenção e caso permaneçam, deve-se procurar um médico para a realização do diagnostico.

Apesar dos sinais e sintomas, a doença só pode ser confirmada através de exames de imagem, de laboratório e biópsias. Caso se confirme, o tratamento pode variar. De acordo com especialistas, depende do estágio da doença, sua localização e outros fatores. As principais opções de tratamento para pacientes com câncer de cabeça e pescoço são cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo, ou uma combinação de tratamentos.

Assim como outros tipos de câncer, o de cabeça e pescoço muda a vida de qualquer pessoa que for diagnosticada com a doença. Entender os seus detalhes e seu tratamento ajuda o paciente a lidar com as mudanças provocadas pela doença. No entanto, mais importante ainda, é conscientizar as pessoas de que hábitos simples podem evitá-la. Não fume, evite consumir bebidas alcoólicas e pratique atividades físicas. A saúde agradece.