Cor da urina pode revelar doenças renais ou no fígado

miocardio
Cansaço excessivo pode ser sinal de miocardite
10 de fevereiro de 2017
gastrite
Gastrite e outras doenças no estômago podem ser intensificadas pelo estresse
24 de fevereiro de 2017

Poucos dão importância, mas a cor do xixi pode revelar muito sobre a saúde. Segundo especialistas, amarelo claro é a cor normal da urina. Qualquer alteração requer atenção. Por isso é recomendável, sempre que possível, olhar para o vaso sanitário antes de acionar a descarga, pois através desse simples hábito é possível prevenir graves problemas de saúde, como doenças renais ou no fígado.

A alteração na cor do xixi pode ser sinal também de infecções na bexiga e na uretra, o canal que liga a bexiga ao meio externo conduzindo a urina, e até de tumores no intestino. O mais importante quando se percebe a alteração na cor do xixi é procurar ajuda médica. Exames de urina ou a elastografia podem trazer informações importantes para diagnosticar uma possível doença e seu tratamento.

Confira abaixo mais detalhes sobre a importância da cor do xixi:

Amarelo forte

A coloração amarela forte ou alaranjada pode significar que está faltando líquidos no organismo, mas pode indicar também que outras coisas estejam acontecendo. Por exemplo, em caso de infecção na bexiga, a cistite, ou infecção na uretra, a uretrite, existe uma grande quantidade de bactérias que deixam a urina mais forte e com mau cheiro, causando em alguns casos dores na região inferior da barriga ao urinar.

Vermelho, marrom ou mais escuro

A urina de cor avermelhada ou alaranjada “como suco de laranja”, ou ainda cor de “chá mate”, ou cor de “refrigerante de cola” é geralmente sinal de perda de sangue pela urina. Este sangue pode estar vindo dos rins ou das vias urinárias. Por exemplo, pedras que andam pelos canais que levam o xixi podem machucá-los e o sangue sair, geralmente acompanhado de dor intensa na região lombar.

Outras cores

Não se deve esquecer que existem alguns corantes naturais, como o da beterraba e amora, que podem colorir a urina sem qualquer significado de doença. O mesmo acontece com os corantes artificiais, que podem transformar a urina em diferentes cores e estão contidos principalmente em remédios. No entanto, como em qualquer problema de saúde, na dúvida procure ajuda médica para que ela possa ser esclarecida.