Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Conheça os sintomas e causas da hérnia de hiato

A hérnia de hiato é uma das doenças mais recorrentes nos consultórios, mas ainda pouco conhecida. Por isso é importante ficar atento aos sintomas e causas para poder buscar ajuda médica o mais rápido possível e dar início ao tratamento, evitando que o problema se agrave.

A doença é causada por um alargamento do diafragma, que consequentemente acaba permitindo a formação de uma “bolsa” na entrada do estômago, dificultando o fechamento completo do órgão. É nesse momento que os sinais da hérnia de hiato surgem, já que parte do alimento ingerido retorna para o interior do esôfago.

De acordo com especialistas, os principais sintomas da doença são má digestão, azia, queimação na garganta, gases, regurgitação de alimentos, mau hálito, tosse seca e irritativa, rouquidão, pigarro e dores abdominais. Geralmente, estes sintomas surgem cerca de 30 minutos após as refeições e tendem a desaparecer pouco tempo depois.

A hérnia de hiato pode surgir com a idade, mas principalmente pelos distúrbios e erros alimentares, como se alimentar antes de dormir, excesso de peso, ingestão de líquido em grande quantidade durante as refeições, pancadas na barriga e problemas genéticos, além de atividades físicas que forcem o abdômen.

Como diagnosticar
Para diagnosticar a doença, o médico poderá fazer uma avaliação física. No entanto, para ser mais preciso e confirmar a existência da hérnia de hiato no paciente, muitos especialistas solicitam a realização de exames clínicos, como raio-x, endoscopia ou tomografia computadorizada.

Quando diagnosticada, a doença pode ser tratada de diversas maneiras. O primeiro passo é emagrecer, seguindo uma dieta saudável, evitando bebidas alcoólicas e comidas com muita gordura, já que são alimentos difíceis de serem digeridos. Além disso, é importante evitar consumir líquidos durante as refeições e se deitar logo após comer.

Em casos mais graves, quando os cuidados com a alimentação não são suficientes para pôr fim ao incômodo causado pela doença, ou ainda quando acontece um estrangulamento da hérnia, pode ser necessário a realização de um procedimento cirúrgico. A cirurgia de hérnia de hiato é feita através da laparoscopia.