Conheça 5 doenças provocadas pelo cigarro

4 principais exames que avaliam a saúde da tireoide
21 de maio de 2018
costas
Você está com dor nas costas? Pode ser espondilite anquilosante
29 de maio de 2018
Show all
tabagismo2

Neste Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, mude seus hábitos e deixe de fumar. Responsável pela morte de mais de 7 milhões de pessoas por ano, o tabaco é uma das principais ameaças à saúde e causa vários problemas de saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde. Confira, a seguir, algumas das principais doenças que o cigarro pode causar.

1. Câncer de pulmão
O tabagismo está relacionado com 90% das mortes por câncer de pulmão. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os fumantes têm dez vezes mais chance de desenvolver câncer de pulmão do que os não fumantes, pois o cigarro tem vários compostos cancerígenos. Além disso, fumar pode causar outros tipos de câncer, como de boca, esôfago e rim.

2. Infarto
O tabagismo é um fator de risco para várias doenças cardiovasculares, como o infarto, angina e acidente vascular cerebral. Isso porque fumar pode provocar bloqueios e estreitamento das artérias, o que pode causar menos fluxo de sangue e oxigênio para o coração e outros órgãos.

3. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Cerca de 80% dos casos de DPOC são provocados pelo tabagismo, segundo a American Lung Association. A falta de ar é o primeiro sintoma, que vai se intensificando ao longo do tempo. Bronquite crônica e enfisema pulmonar são manifestações desta doença. Parar de fumar é a única forma de impedir o declínio progressivo da função respiratória.

4. Impotência sexual
Segundo estudos, fumar prejudica a mobilidade do espermatozoide, o que pode afetar a fertilidade masculina e tem relação com a impotência sexual. Além disso, ao obstruir as artérias, o cigarro dificulta o bombeamento adequado de sangue ao pênis e impede uma ereção adequada.

5. Complicações na gravidez
Fumar na gravidez prejudica não só a saúde da mãe, mas também do bebê. O tabagismo pode levar a nascimentos prematuros e baixo peso do bebê, o que aumenta o risco de problemas de saúde. Além disso, o tabagismo na gestação está relacionado com abortos e defeitos congênitos.

Após ver todos estes malefícios que o cigarro pode causar, está na hora de parar de fumar, não acha? Além disso, se você é ex-fumante, faça exames regularmente para acompanhar sua saúde, principalmente do pulmão e do coração.