Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Conheça 5 doenças provocadas pelo cigarro

Neste Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, mude seus hábitos e deixe de fumar. Responsável pela morte de mais de 7 milhões de pessoas por ano, o tabaco é uma das principais ameaças à saúde e causa vários problemas de saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde. Confira, a seguir, algumas das principais doenças que o cigarro pode causar.

1. Câncer de pulmão
O tabagismo está relacionado com 90% das mortes por câncer de pulmão. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os fumantes têm dez vezes mais chance de desenvolver câncer de pulmão do que os não fumantes, pois o cigarro tem vários compostos cancerígenos. Além disso, fumar pode causar outros tipos de câncer, como de boca, esôfago e rim.

2. Infarto
O tabagismo é um fator de risco para várias doenças cardiovasculares, como o infarto, angina e acidente vascular cerebral. Isso porque fumar pode provocar bloqueios e estreitamento das artérias, o que pode causar menos fluxo de sangue e oxigênio para o coração e outros órgãos.

3. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Cerca de 80% dos casos de DPOC são provocados pelo tabagismo, segundo a American Lung Association. A falta de ar é o primeiro sintoma, que vai se intensificando ao longo do tempo. Bronquite crônica e enfisema pulmonar são manifestações desta doença. Parar de fumar é a única forma de impedir o declínio progressivo da função respiratória.

4. Impotência sexual
Segundo estudos, fumar prejudica a mobilidade do espermatozoide, o que pode afetar a fertilidade masculina e tem relação com a impotência sexual. Além disso, ao obstruir as artérias, o cigarro dificulta o bombeamento adequado de sangue ao pênis e impede uma ereção adequada.

5. Complicações na gravidez
Fumar na gravidez prejudica não só a saúde da mãe, mas também do bebê. O tabagismo pode levar a nascimentos prematuros e baixo peso do bebê, o que aumenta o risco de problemas de saúde. Além disso, o tabagismo na gestação está relacionado com abortos e defeitos congênitos.

Após ver todos estes malefícios que o cigarro pode causar, está na hora de parar de fumar, não acha? Além disso, se você é ex-fumante, faça exames regularmente para acompanhar sua saúde, principalmente do pulmão e do coração.