Conheça melhor o cálculo biliar

Popularmente conhecido como pedra na vesícula, o cálculo biliar afeta 10% da população brasileira e pode ficar anos sem causar nenhum sintoma. A vesícula é um órgão em formato de pera, que fica localizada perto do fígado. Sua principal função é armazenar a bile, substância que é liberada no intestino após as refeições, para auxiliar no processo digestivo das gorduras.
Em algumas pessoas, sais e outras substâncias vão se depositando na vesícula, formando cálculos ou pedras. Quando esses cálculos se localizam na vesícula, é chamado de colelitíase. Caso eles se localizem nas vias biliares, é chamado de coledocolitíase. Mas, o nome mais conhecido é a pedra na vesícula ou cálculo biliar.

O que a pessoa sente?
O problema pode ficar durante anos assintomático. Porém, quando o cálculo se move ou entope as vias biliares, a dor é descrita como insuportável. Em geral, a pessoa começa a sentir um dor no estômago, que vai piorando e pode ser sentida nas costelas do lado direito do abdômen. Essa sensação dolorosa pode diminuir e aumentar de intensidade, como uma cólica e se irradiar para todo o abdômen e para as costas. Além disso, a pessoa pode ficar enjoada e vomitar, apresentar febre e ficar com olhos e pele amarelados.

Fatores de Risco
A pedra na vesícula é mais comum em mulheres, acima do peso e perto dos 40 anos. Pessoas que fumam, bebem, consomem muita gordura e usam anticoncepcionais têm mais chance de desenvolver a doença. A obesidade, o colesterol alto, o diabetes e casos na família também são considerados fatores de risco, que podem favorecer o desenvolvimento de pedras na vesícula.

Diagnóstico e Tratamento
O ultrassom de abdômen total é o exame mais indicado para avaliar a vesícula e demais órgãos abdominais, como pâncreas, fígado e rins. Quando o médico detecta a pedra ou o cálculo, é possível traçar um plano de tratamento.
Em alguns casos, é necessário retirar a vesícula por meio de uma videolaparoscopia; em outros o médico consegue eliminar as pedras com laser ou medicamentos. O importante é saber que a vesícula não é um órgão vital, ou seja, é possível viver sem ela, sem ter prejuízos.

Prevenção
Adotar hábitos saudáveis de vida é fundamental para prevenir a pedra na vesícula:

• Evite alimentos gordurosos
  • Pratique atividades físicas regularmente
  • Mantenha um peso adequado
  • Faça exames regulares para checar os níveis do colesterol e do triglicérides
  • Não fume!
  • Os diabéticos devem redobrar a atenção, assim como as pessoas acima do peso