O que é trombose?

Trombose é uma doença que acontece quando há formação de coágulos de sangue, chamados de trombos. O sangue é constituído de uma parte sólida e uma parte líquida, por isso ele tem a capacidade de coagular, função extremamente importante para o organismo. Entretanto, em alguns casos, a coagulação pode representar um risco para a saúde.

Pessoas que fumam, fazem longas viagens de avião ou ônibus, usam hormônios, têm varizes, passam por cirurgias, têm colesterol alto, são obesas ou têm alguma doença que afeta a coagulação sanguínea, podem desenvolver a trombose.

O tipo mais comum de trombose é venosa profunda, que acontece nas pernas. A gravidade está quando esse trombo se desprende e atinge outras partes do corpo como o pulmão, o coração e o cérebro. Nesses casos, a trombose pode causar a embolia pulmonar, o infarto do miocárdio ou o acidente vascular cerebral. No Brasil, cerca de 170 mil pacientes apresentam a doença, sendo que 40% não sabem identificar os sintomas.

A má notícia é que a trombose pode não apresentar nenhum sintoma e só ser diagnosticada quando o trombo já alcançou algum órgão. Quando há presença de dores nas pernas, inchaço, aumento da temperatura e alteração da cor, que pode variar de vermelho-escura ou arroxeada, é preciso ficar atento.

Embora a predisposição genética para a trombose seja um importante fator de risco, os demais podem ser controlados, por meio de mudanças de hábitos de vida, como:

• Pare de fumar: as substâncias do cigarro lesionam veias e artérias
  • Diminua a quantidade de bebida alcoólica
  • Pratique atividades físicas regularmente (30 minutos por dia)
  • Use meias elásticas se já têm varizes
  • Ao viajar de avião ou ônibus, levante a cada 50 minutos e se possível caminhe alongando as pernas
  • Ao usar hormônios, faça acompanhamento médico para checar como está a saúde vascular
  • Se estiver acima do peso, é importante reduzi-lo
  • Mesmo no trabalho, no trânsito ou até em casa, mantenha-se em movimento, evite ficar muito tempo sentado ou deitado