Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Conheça melhor o Ultrassom 3D

Com o avanço da medicina diagnóstica por imagem, os futuros pais podem conhecer não só o sexo do bebê, como também ter uma ideia bem nítida dos traços da face e prevenir possíveis problemas na gestação. O que há pouco mais de 10 anos era apenas uma possibilidade nos filmes futuristas, hoje já é realidade em vários laboratórios de exames por imagem, incluindo a Clínica Cavallieri.

O avanço tecnológico da ultrassonografia permite hoje a captação de imagens em três dimensões, em cores, além de agregar a quarta dimensão, ou seja, imagens em 3D com movimento em tempo real. Com isso, os pais podem conhecer o bebê antes do nascimento e o médico pode acompanhar todo o desenvolvimento intrauterino.

Na verdade, a ultrassonografia em três dimensões é uma inovação do método 2D, que transforma as imagens convencionais em imagens tridimensionais. As imagens geradas atingem uma qualidade quase fotográfica, permitindo visualizar, em detalhes, o rosto do bebê, o sexo, entre outras características. Além disso, o ultrassom 3D/4D oferece ao médico um recurso a mais para detectar possíveis problemas de saúde.

Embora a ultrassonografia 3D/4D possa ser feita em qualquer fase da gravidez, as melhores imagens são captadas entre 26 e 29 semanas. Isso porque após 30 semanas, o espaço dentro do útero fica reduzido e o rosto do bebê pode ficar encoberto. É importante também lembrar que é possível fazer o ultrassom em 3D ou em 4D. O primeiro produz imagens estáticas, mas com melhor qualidade. O segundo permite visualizar imagens em movimento, porém com qualidade um pouco inferior.

Benefícios em 3D e 4D

Um dos principais benefícios para a gestante em relação ao ultrassom 3D/4D é a redução do tempo de exame, evitando a permanência prolongada da mãe de barriga para cima. Já para o acompanhamento pré-natal, o ultrassom 3D/4D facilita o diagnóstico de malformações físicas e anomalias esqueléticas, o que possibilita ao médico avaliar a extensão e o comprometimento das estruturas.

Permite ainda uma avaliação mais precisa do volume do pulmão quando há problemas como a hérnia diafragmática, acompanhamento das estruturas dinâmicas como coração e órgãos altamente vascularizados, visualização em tempo real dos batimentos cardíacos e/ou fluxo sanguíneo, e, por fim, para acompanhar casos como defeitos na coluna vertebral, pois é importante avaliar os movimentos das pernas para prever, ainda na gravidez, o grau de comprometimento da medula espinhal.

Recursos adicionais

O ultrassom 3D/4D pode ser gravado e enviado para qualquer lugar. As imagens são em alta resolução, permitindo cortes semelhantes ao método da tomografia computadorizada, sem o risco da radiação. Este recurso é útil para detectar doenças no sistema nervoso central do feto.

Limitações

Nem sempre os bebês estão em uma posição adequada para que o exame seja efetivo. Além da posição, a agitação excessiva do feto pode prejudicar a captação das imagens. Outro fator negativo para o ultrassom 3D/4D é o peso da gestante: o excesso de peso impacta em sua realização.

Por fim, o ultrassom 3D/4D requer um profissional altamente capacitado, especialista no exame, que vai realizá-lo e usá-lo como uma ferramenta inestimável, que não só supre as limitações da ultrassonografia 2D, como propicia um melhor acompanhamento pré-natal.