Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Cinco erros comuns que podem comprometer a saúde da pele

Closeup of a charming young girl holding her face with handsMais do que estética e beleza, cuidar da pele é uma questão de saúde. Acnes, ressecamento e manchas são sinais de que a pele não está sendo bem cuidada. Erros muitas vezes simples, que se não foram evitados podem ter consequências indesejáveis. Muitas doenças podem surgir em decorrências do mau cuidado com a pele, como eczema, psoríase, rosácea, impetigo, melanoma e, o mais perigoso, câncer de pele.

O câncer de pele pode se desenvolver nas regiões do corpo que ficam expostas à luz solar por mais tempo, como face, pescoço e braços. É uma doença difícil de ser diagnosticada, pois muitas vezes aparece através de uma simples mudança na pele, como ferida que não cicatriza, pequenas manchas ou inchaços. Como outros tipos de câncer, se diagnosticado precocemente, as chances de cura são maiores.

Veja abaixo cinco erros comuns que podem comprometer a pele e colocar sua saúde em risco:

– Deixar de usar protetor solar regularmente

O uso do protetor solar é a maneira mais eficiente de proteger a pele. Além do câncer de pele, que pode ser evitado, a falta de protetor solar pode comprometer a elasticidade da pele, provocar o surgimento de manchas, ressecamento excessivo, queimaduras e descamação. Especialistas recomendam fazer o uso diário do protetor solar, em todas as estações do ano, mesmo sem estar na praia ou piscina, e também nos dias nublados e com chuva.

– Não cumprir as horas de sono recomendadas

O tempo para descanso pode variar entre as pessoas, mas geralmente oito horas de sono é a média. Além de descansar o corpo e a mente, o sono pode prevenir doenças crônicas, inclusive as de pele. Segundo especialistas, é durante o sono que o pH é restabelecido e a pele é hidratada. Sem esse período de sono, a pele pode ressecar e perder o brilho, facilitando o surgimento de doenças.

– Evitar manipular lesões e espremer espinhas

Não é correto “cutucar” qualquer tipo de lesão que surja na pele. O contato dessas feridas com a mão favorece infecções e o surgimento de manchas no local. Em caso de aparecimento de lesões na pele, é necessário procurar um dermatologista. O mesmo serve para espinhas, que ao serem espremidas acaba agredindo a pele, podendo vir a danificá-la e deixando pequenas cicatrizes.

– Ignorar os cuidados com pescoço e mãos

Por ficarem expostos à luz solar, mãos e pescoço também necessitam de cuidados especiais. O pescoço, por exemplo, é uma região ampla e tem uma pele mais fina, deixando-o suscetível ao ressecamento excessivo, surgimento de manchas e doenças como o câncer de pele. Mesmo com a pele mais grossa, as mãos não estão livres de cuidados. Especialistas recomendam o uso de protetor solar com FPS alto, além de hidratantes nessas regiões.

– Deixar de lavar o rosto e tirar a maquiagem

Apenas tomar banho não basta. É necessário sempre lavar o rosto ao acordar e antes de dormir, de preferência com sabonetes específicos para a pele. Isso pode ajudar na eliminação de impurezas da pele. O mesmo serve quando se faz uso de maquiagem. Deve-se tirar todo o produto com água e demaquilante. Dormir com resto de maquiagem na pele pode obstruir poros e causar diversos tipos de alergias.