Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Casos de enxaqueca aumentam em dias mais quentes

Com a proximidade do verão, os dias vão ficando ainda mais quentes. E quanto mais alta a temperatura, maiores são os casos de mal-estar, dores de cabeça e enxaquecas. O motivo para que isso aconteça é simples: segundo especialistas, o calor favorece a desidratação e a hipoglicemia, altera a pressão arterial e os batimentos cardíacos, fazendo com que as dores surjam com mais facilidade.

Simples também são os cuidados para evitar que as altas temperaturas se tornem um inimigo nessa época do ano, especialmente para aqueles que sofrem com enxaqueca. Quem precisa encarar o calor, ou quem apenas quer curtir as altas temperaturas na piscina ou na praia, é fundamental se manter bem hidratado, seguir uma dieta à base de alimentos leves e procurar usar chapéus ou bonés, além de óculos escuros.

O que é enxaqueca?

A enxaqueca provoca dores de cabeça latejantes e é considerada uma doença neurológica crônica que afeta 15% da população no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, a enxaqueca atinge mais as mulheres (25% dos casos) do que os homens (10%), predominando na faixa etária que varia de 35 a 45 anos. A doença pode afetar também cerca de 10% das crianças de ambos os gêneros antes da adolescência.

A origem da enxaqueca ainda é desconhecida. Especialistas dizem que a doença não possui uma causa específica. Por isso é importante se atentar para a sua prevenção, já que a cada 5°C de elevação na temperatura, o risco de crise aumenta 7% – a luminosidade, a alimentação, o consumo de álcool e as alterações de sono podem elevar ainda mais as chances da pessoa sofrer com as dores de cabeça.

Como são os tratamentos?

De acordo com especialistas, a enxaqueca pode estar associada à ansiedade e a depressão. Alguns estudos apontam até que pessoas perfeccionistas têm mais chances de sofrer com a doença. E é justamente por causa dessas ligações, que geralmente os médicos tratam a dor de cabeça conjuntamente com a ansiedade, através de medicamentos antidepressivos.

Além do uso de remédios, existem outros tipos de tratamentos que podem auxiliar no controle da doença, como a psicoterapia e o bio feedback, que consiste em uma eletroestimulação do cérebro. A enxaqueca ainda não tem cura, mas é uma doença crônica passível de tratamento e controle. Entretanto, mais importante do que isso, é a prevenção.