Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Carência de vitamina D

Metade das brasileiras na pós-menopausa tem carência de vitamina D

 

Conhecida como “vitamina do sol”, a vitamina D é um micronutriente fundamental para o bom funcionamento do organismo. Além de ser responsável pela manutenção do tecido ósseo, a vitamina D influencia consideravelmente em diversos mecanismos do corpo, sendo uma importante aliada na prevenção de doenças, como diabetes, obesidade e diferentes tipos de câncer.

 

Embora tão importante para as funções vitais, a vitamina D parece estar cada vez mais escassa. Mais de um bilhão de pessoas no mundo apresentam deficiência de vitamina D causada pela pouca exposição ao sol.

 

No Brasil, um estudo realizado recentemente em conjunto por pesquisadores da Unifesp e da Associação Brasileira de Avaliação e Osteometabolismo (Abrasso), revela um dado alarmante: metade das mulheres brasileiras na pós-menopausa sofre com a carência da vitamina D.

 

Para o levantamento, foram analisadas 1.933 brasileiras com idades entre 60 e 85 anos portadoras de osteopenia (redução da massa óssea) e osteoporose, residentes das cidades de Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.  Após o exame 25 hidroxivitamina D, que mede a concentração de vitamina D no organismo, os pesquisadores constataram que 51,3% das participantes tinham níveis inadequados da vitamina.

 

E essa situação se agrava ainda mais em regiões com menor intensidade solar, como a região sul do Brasil, onde a deficiência da substância entre as brasileiras é 15% maior, quando comparadas com as participantes de outras regiões. De acordo com o estudo, para cada grau de latitude ao sul do Brasil, há uma queda na concentração de vitamina D de, em média, 0,3 ng/mL.

Osteoporose

As informações da pesquisa servem de alerta para a prevenção e o controle da osteoporose, doença caracterizada pelo desgaste progressivo dos ossos.  A deficiência da vitamina D pode diminuir o efeito do tratamento da osteoporose e facilitar a ocorrência de fraturas.

 

Como obter a vitamina D

A forma mais efetiva de absorver a vitamina D pelo organismo é por meio da exposição aos raios solares ultravioletas (UVB) capazes de ativar a síntese dessa substância.

Veja a seguir algumas dicas:

  • Tome sol de 15 a 20 minutos, antes das 10h da manhã, duas vezes por semana
  • Nesse período, não use protetor solar
  • Braços, pernas, pescoço e rosto devem ser expostos

 

A alimentação corresponde aos 10% restante de absorção de vitamina D. Alguns alimentos são boa fontes:

 

  • Ovos, leite, peixes de água fria, como o salmão, atum e sardinha

 

Existem também os suplementos vitamínicos, que geralmente são recomendados aos idosos e pessoas que não se expõem ao sol com frequência.