Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Câncer de intestino também pode (e deve) ser rastreado

Assim como acontece com o câncer de mama e próstata, o câncer colorretal, mais conhecido como câncer de intestino, também pode ser rastreado, principalmente em pessoas com mais de 50 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, a doença no aparelho digestivo vem aumentando e se tornando uma das mais frequentes. Só este ano, são estimados cerca de 34.200 novos casos no país.

Quando diagnosticado no início, as chances de cura do câncer colorretal são grandes. Segundo especialistas, existem diversos métodos para o rastreamento da doença. Entre as principais estão a pesquisa do sangue oculto nas fezes e a colonoscopia. Pessoas que tenham histórico familiar de câncer de intestino, sangramento anal, ou alteração do hábito intestinal devem ser submetidas a esses exames.

De acordo com especialistas, os fatores que mais contribuem para o surgimento da doença são a má alimentação, o consumo de álcool, o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo. No entanto, a genética pode aumentar os riscos de desenvolver a doença: entre 5 a 10% dos casos são hereditários, apontam pesquisas.

Portanto, é necessário ter muita atenção e cuidado para evitar ou diminuir os riscos de desenvolver a doença. Bons hábitos podem manter o intestino sempre em ordem, afastando o perigo do câncer colorretal, ou mesmo outros problemas relacionados ao intestino. Para isso, é importante evitar alguns alimentos, como enlatados, embutidos e carne vermelha em excesso. Além disso, consumir frutas, legumes, verduras e grãos integrais ajudam no funcionamento do aparelho intestinal.

Outra forma de se prevenir contra o câncer colorretal é praticar de exercícios físicos regularmente. Inclua na sua rotina pelo menos 30 minutos de atividade física moderada todos os dias. Isso ajudará seu intestino a funcionar melhor, estimulando a movimentação do órgão, além de contribuir para diminuição do estresse e controle do peso.

Caso alguns dos sintomas da doença apareçam, procure um especialista.