Atividade física é o melhor remédio para doenças crônicas

Sabe-se que quem leva uma vida mais ativa e saudável tem chances menores de sofrer com doenças no futuro. O que não se sabe ainda é qual a intensidade e quais exercícios podem proporcionar mais benefícios. As primeiras respostas para essas questões podem estar em um estudo feito recentemente por pesquisadores dos Estados Unidos e Austrália e divulgado pela revista The British Medical Journal.
De acordo com o estudo, a atividade física reduz significativamente os riscos de doenças crônicas, como diabetes (28%), acidente vascular cerebral (26%), doença cardíaca isquêmica (25%), câncer de intestino (21%) e câncer de mama (14%). Para chegar a esses dados, os cientistas revisaram 174 artigos médicos que analisavam a ligação entre exercícios físicos com a redução de risco das cinco enfermidades.
A pesquisa apontou que os maiores ganhos são alcançados quando o nível semanal de atividade física supera os 3 mil MET por minuto – MET é a medida usada para calcular com maior precisão o gasto calórico de uma atividade física, considerando o tempo e o peso da pessoa. Isso corresponde, por exemplo, a 150 minutos de caminhada leve, ou a 75 minutos de corrida por sete dias seguidos.
De acordo com os pesquisadores, não é necessário ser atleta para se chegar aos 3 mil MET por minutos/semana. Para alcançar esse nível, pode se conciliar a atividade física a ações do dia a dia, como descer e subir escadas no trabalho ou ir de bicicleta para a casa. Para saber o gasto calórico usando o MET como referência, deve-se multiplicar o equivalente metabólico da tarefa pelo peso corporal e o tempo.
Se comparar uma pessoa cujo o nível de atividade semanal é 600 MET por minutos com um indivíduo sedentário, o risco de desenvolver diabetes diminui 2%. Se a intensidade dos exercícios aumentou para 3 mil MET por minuto/semana, a redução é de 28%. Segundo os pesquisadores, é necessário um esforço para alcançar esse nível, mas os benefícios são compensadores.
Portanto, tente reservar algumas horas do seu dia para praticar atividades físicas, pois somadas a simples atitudes, como ser mais ativo no trabalho, fazer mais atividades domésticas ou descer do metrô uma parada antes, vão reduzir drasticamente as chances de desenvolver doenças graves, que podem lhe custar à vida.