A relação entre o câncer de próstata e o de mama

Recentemente foi divulgado um estudo no periódico Cancer que mostrou uma relação íntima entre o câncer de próstata e o de mama. Homens que têm parentes do sexo feminino que tiveram câncer de mama apresentam risco aumentado para desenvolver câncer de próstata e vice versa.

O estudo mostrou que homens que têm parentes de primeiro grau com câncer de mama apresentam maior risco de ter o câncer de próstata, principalmente quando a doença se apresenta de forma precoce. Há evidências de que alguns casos de câncer de próstata encontrados em famílias com histórico de câncer de mama e ovário estejam ligados aos genes BRCA 1 e 2. Outras pesquisas devem ser feitas para procurar mais evidências de mutações.

Segundo o estudo, o histórico de câncer de próstata aumenta em 14% o risco de desenvolver câncer de mama. Em mulheres que possuem parentes de primeiro grau que apresentaram tanto o câncer de mama, quanto o de próstata, o risco aumenta em 78%.

Outra descoberta é que o risco é maior ainda em mulheres afrodescendentes quando comparadas a mulheres brancas. Os pesquisadores acharam também um número considerável de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama que possuem o histórico familiar da doença.

Esse estudo é muito importante e reforça a relevância do histórico familiar de doenças como uma importante ferramenta de prevenção e de diagnóstico de doenças, principalmente do câncer. O câncer de mama hereditário representa de 5 a 10% do total de casos da doença, número parecido com o de próstata.

Se você tem parentes em primeiro grau, como mãe, pai e irmãos com histórico de câncer de mama e próstata, procure hoje mesmo seu médico para realizar exames preventivos, que nesse caso devem começar bem antes da idade preconizada, tanto para homens, como para mulheres.

A ultrassonografia de mamas é indicada para mulheres mais jovens e a mamografia para mulheres a partir dos 40 anos. Esses exames são fundamentais para diagnosticar precocemente qualquer sinal de um tumor nas mamas. Já os homens podem realizar ultrassonografia da próstata, toque retal e medir o PSA, que quando alterado pode indicar problemas na glândula.

Lembre-se: nas consultas de rotina, sempre informe ao seu médico se há casos de câncer na sua família. Quanto antes for feito o diagnóstico, melhores são as chances de cura.