Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

5 fatos que você precisa saber sobre a osteoporose

O esqueleto humano possui aproximadamente 206 ossos, responsáveis pela sustentação do organismo. Cerca de 90% do cálcio do corpo está presente nessas estruturas para fornecer a solidez necessária ao organismo e preservar funções vitais, como os batimentos cardíacos e a força muscular.

 

A osteoporose é uma doença metabólica caracterizada pela diminuição progressiva da massa óssea e pelo desenvolvimento de ossos finos e ocos, propiciando a ocorrência de fraturas.

Estima-se que no Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas sofram da doença, que atinge 1 em cada 3 mulheres e 1 a cada 5 homens depois dos 50 anos de idade.

 

Essa semana foi marcada pelas campanhas do Dia Mundial da Osteoporose, por isso elencamos abaixo 5 fatos importantes sobre a osteoporose que você precisa saber:

 

1)     A osteoporose é uma doença silenciosa. Geralmente, o primeiro sinal aparece em um estágio mais avançado, a partir da fratura espontânea de um osso. Por isso, é importante realizar exames preventivos para evitar fraturas.

 

2)     A doença é uma condição relacionada ao envelhecimento, porém tem maior incidência entre as mulheres devido à queda do hormônio estrogênio na menopausa. Esse hormônio ajuda na regulação entre a perda e o ganho de massa óssea. Uma em cada três mulheres com mais de 50 anos desenvolverá a doença.

 

3)     As lesões mais comuns causadas pela osteoporose costumam atingir as vértebras da coluna, o braço (úmero), a bacia (fêmur) e o punho (rádio). As fraturas mais perigosas são as de colo do fêmur. Cerca de um quarto das pessoas que sofrem desse tipo de lesão morrem dentro de um semestre.

 

4)     A densitometria óssea é um exame fundamental para o diagnóstico precoce da osteoporose. Por meio desse é exame é possível medir a densidade mineral do osso. O exame é indicado para mulheres acima dos 65 anos (ou que já estejam na menopausa) e homens a partir dos 70 anos.

 

5)     A prevenção contra a osteoporose deve ser feita desde a infância para garantir a formação completa da estrutura óssea. Manter uma alimentação rica em cálcio, tomar sol para fornecer o aporte necessário de vitamina D ao organismo e praticar exercícios físicos são medidas fundamentais para manter os ossos saudáveis. No entanto, mesmo com todos esses cuidados, algumas pessoas poderão apresentar osteoporose durante a vida devido a fatores genéticos. A boa notícia é que existem tratamentos bastante eficazes contra a doença.