5 doenças ou condições que podem causar dor pélvica

A dor pélvica, ou seja, aquela localizada em qualquer parte abaixo do umbigo (parte inferior do abdômen, incluindo os órgãos sexuais), é um sintoma que pode indicar doenças e situações delicadas de saúde relacionadas tanto à condições médicas benignas quanto de emergência.

Mais comum nas mulheres, também afeta os homens e pode surgir de forma aguda, súbita, intensa ou crônica (com duração de pelo menos três meses). Abaixo, listamos cinco doenças ou condições que podem causar dor pélvica.

Conheça e entenda melhor cada uma delas. Caso esteja sentindo alguns dos sintomas mencionados, procure ajuda médica. Isso garantirá que você tenha um diagnóstico correto e seja orientado ao tratamento mais adequado ao seu caso.

1. Apendicite – Inflamação ou infecção do apêndice (pequeno órgão linfático parecido com o dedo de uma luva que mede cerca de 8 cm ) que, muitas vezes, causa dor forte, contínua e localizada do lado direito inferior do abdômen. Náuseas, vômitos e febre podem acompanhar a dor pélvica. Um apêndice infectado deve ser removido por um cirurgião, pois pode causar risco de morte.

2. Síndrome do Cólon Irritável (SII) – É um termo aplicado a uma associação de vários sintomas, entre eles, dor abdominal, estufamento, constipação (“intestino preso”), diarreia e alternância entre diarreia com constipação e muco presente junto às fezes. De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, estudos têm demonstrado que o intestino de quem tem a SII parece ser mais sensíveis a diferentes estímulos como determinados alimentos e a ansiedade (estresse).

3. Doença Inflamatória Pélvica (DIP) – É uma doença inflamatória e infecciosa nos órgãos sexuais internos da mulher, como útero, trompas e ovários. É uma complicação de doenças sexualmente transmissíveis (DST), como a gonorreiaeclamídia não tratadas. Também pode ocorrer depois da realização de algum procedimento médico localizado (como inserção de DIU – Dispositivo Intra-Uterino, biópsia na parte interna do útero e curetagem). Entre os sintomas estão, dor pélvica que irradia para o abdômen, corrimento vaginal anormal e dor durante a relação sexual ou micção. Se  não for tratada,pode causar infertilidade, gravidez ectópica e dor pélvica crônica.

4. Pedras Nos Rins ou Cólica Renal -São compostas de cristais que se formam geralmente nos rins ou ureteres (os tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga). Podem variar de tamanho, algumas podem ser tão grande como uma bola de golfe. Provocam dor lateral e dor pélvica intensas  (que se manifestam em cólicas), sangue na urina, suspensão ou diminuição do fluxo urinário, necessidade mais frequente de urinar e infecções urinárias. Geralmente, náuseas e vômitos acompanham crises de cólicas renais e requerem atendimento médico-hospitalar.

5. Dor pélvica crônica – É muitas vezes definida como sensação dolorosa que ocorre abaixo do umbigo de forma persistente (com duração de seis meses ou mais). Trata-se de uma síndrome que se observa em diferentes enfermidades comoendometriose, constipação intestinal crônica, síndrome do cólon irritável, diverticulite, cistite crônica, distúrbios musculoesqueléticos, entre outras. De grande impacto na qualidade de vida, pode aumentar ou diminuir devido a algum estímulo ou posição específica, interferir no sono e nas relações sexuais.